ProfEPT abre inscrições para exame de acesso ao mestrado profissional com 20 para Ifap
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está com inscrições abertas para o exame nacional de acesso ao mestrado profissional. Ao todo, são ofertadas 769 vagas, distribuídas entre 40 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ampliando as oportunidades de formação qualificada na área da educação profissional.
No Amapá, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) oferta ao todo são 20 vagas no ProfEPT, sendo 10 para servidores e 10 para ampla concorrência (comunidade externa), distribuídas em duas linhas de pesquisa e com vagas destinadas para concorrência geral, Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e Pessoas com Deficiência (PcD), segundo o anexo 3 do edital. As aulas serão quinzenalmente, nos dias de segunda, terça e quarta-feira em dois turnos, no Campus Macapá.
As inscrições iniciaram no dia 15 de dezembro de 2025 e seguem abertas até o dia 15 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do sistema de inscrições do programa. A taxa de inscrição é de R$ 160. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pertencentes a famílias de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa até o dia 19 de dezembro. O resultado final dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de dezembro.
O exame de acesso será composto por uma prova objetiva on-line, marcada para o dia 8 de fevereiro de 2026, com 20 questões de múltipla escolha. O conteúdo abordará três eixos principais: Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas no edital.
O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 2 de março de 2026, e o início das aulas deve ocorrer a partir de 20 de março, nas instituições que ofertam o mestrado.
O mestrado está estruturado em duas linhas de pesquisa. A primeira, “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, aborda os fundamentos e o desenvolvimento curricular das práticas educativas. Já a segunda, “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, dedica-se aos processos de concepção e organização dos espaços pedagógicos, incluindo estudos sobre a construção histórica e a memória da educação profissional.
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: secom.macapa@ifap.edu.br
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
